Informações postadas nesses sites podem prejudicar seus autores futuramente.
Pesquisa realizada no Reino Unido indica que jovens não têm essa consciência.

As informações divulgadas por usuários de redes sociais — sites como Orkut, MySpace e Facebook — podem “assombrá-los” no futuro, segundo estudo realizado pelo Information Commissioner’s Office (ICO), órgão que regula o uso de dados pessoais dos cidadãos britânicos. Segundo a pesquisa, o público jovem não percebe que os dados divulgados em sites de relacionamento podem continuar sendo atribuídos a eles num futuro remoto.


Segundo o site do jornal britânico “The Guardian”, 60% dos jovens com idades entre 14 e 21 anos disseram não perceber que as informações postadas nas redes sociais poderiam ficar permanentemente ligadas a seus autores. Para o estudo, foram entrevistados 2 mil britânicos nessa faixa etária.

Vinton Cerf, considerado o pai da internet, falou sobre essa questão em entrevista ao G1 em dezembro passado. “Os jovens são muito abertos à idéia de dividir suas informações on-line. Conforme eles forem ficando mais velhos, podem se arrepender de ter colocado algumas informações e seus pensamentos jovens na internet. E esses dados podem nunca mais desaparecer, mesmo se forem retirados dos sites originais”, disse o especialista.

David Smith, do ICO, segue essa mesma linha de raciocínio. “Muitos jovens estão colocando dados on-line sem pensar nas pegadas eletrônicas que deixam. O preço a ser pago no futuro pode ser muito alto se algo indesejado for encontrado pelas instituições educacionais e empregadores, que cada vez mais usam a internet para checar os estudantes ou funcionários em potencial”, afirmou, segundo o “The Guardian”.

Apesar disso, muitos jovens dizem querer preservar sua privacidade. Cerca de 70% dos entrevistados afirmaram não querer que seus futuros empregadores olhem os perfis criados por eles em sites de relacionamento.

Preocupação

A pesquisa também mostra que 95% dos entrevistados se preocupam com o fato de seus dados serem divulgados para anunciantes ou outros sites. Entre os jovens, 54% disseram se preocupar “muito” com a maneira como suas informações poderiam ser usadas.

“Isso mostra que, quando os jovens são alertados sobre o fato de seus dados poderem ser repassados, de maneira legítima ou inescrupulosa, eles se preocupam”, disse Smith, do ICO, segundo a BBC. “Temos de ajudar os adolescentes a ficarem mais atentos sobre todos os aspectos da era da internet, na qual eles vivem. A web pode ser divertida, mas não é tão segura quanto muitos acreditam”, continuou.

Fonte: G1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s